Pesquisar
maio 8, 2023

Revisão da Vida Toda: por onde começar? 

A Revisão da Vida Toda é uma grande oportunidade para aposentados prejudicados pelo cálculo de sua aposentadoria. Inclusive já falamos sobre isso em nosso site.

No texto de hoje, como forma de complemento, vamos te mostrar os passos que você deve dar para entrar com a sua solicitação. Além disso, vamos trazer informações muito relevantes sobre o tema. Confira!

Por onde começar?

O primeiro ponto por trás da Revisão da Vida Toda é que é preciso entrar com uma ação individual na Justiça para reaver esse direito, sendo essa a única forma de fazer a revisão da forma correta.

Entretanto, antes de qualquer coisa, é preciso ficar muito atento ao prazo decadencial da revisão. Mas o que isso significa?

Significa que você tem o prazo máximo de 10 anos, a partir do primeiro dia do recebimento de seu benefício, para solicitar a sua Revisão da Vida Toda.

Dessa forma, se você se aposentou em maio de 2013, por exemplo, tem até o mês de maio de 2023 (10 anos depois) para solicitar. Caso o tempo ultrapasse os 10 anos, você não poderá fazer a solicitação.

Com isso em mente, apenas estão aptos a solicitar a Revisão da Vida Toda pessoas que se aposentaram de 2013 a 2019, haja vista que após esta data, com as mudanças da EC 103/2019, os cálculos dos benefícios foram feitos com a inclusão das contribuições anteriores a 1994.

Dessa maneira, é preciso prestar atenção nas datas, mas não só isso: é necessário reunir os documentos necessários antes mesmo de entrar com o processo, uma vez que eles são fundamentais para o sucesso do pedido de Revisão da Vida Toda. Deixar essa parte para a última hora é uma péssima ideia, principalmente se o tempo estiver curto. Quais são os documentos necessários para dar entrada na Revisão da Vida Toda?

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho;
  • Carnês do INSS;
  • Carta de concessão de benefício;
  • Entre outros documentos que validem as contribuições anteriores a julho de 1994.

Além disso, é preciso deixar claro para você que estamos falando de um processo judicial. Dessa forma, é mais do que recomendado que você conte com a ajuda de profissionais capacitados para te ajudar com a Revisão da Vida Toda. Desse modo, recomendamos que verifique primeiramente a documentação, e logo em seguida procure um escritório especializado em Direito Previdenciário. Assim terá tudo o que preciso para dar início a sua revisão.

Fale conosco!

E é aqui que a PR Martins entra no jogo. Nós temos profissionais especializados para te ajudar da melhor maneira a entender tudo que está por trás da sua Revisão da Vida Toda! Dessa maneira, você terá auxílio jurídico para verificar se você tem direito à Revisão, bem como, se ela é vantajosa para você.

Cadastre-se aqui e receba o nosso contato.

Posts recentes